Algumas pessoas ficam supresas quando eu digo que há diferentes tipos de gramáticas. Na cabeça delas há somente "aquela que é estudada na escola", ou seja, a famosa gramática normativa.
Então vamos conhecer algumas:
1) GRAMÁTICA HISTÓRICA:"é a ciência que estuda os fatos de uma língua, no seu desenvolvimento sucessivo, desde a origem até a época atual(...) remontando no passado as suas origens, ao seu período de formação, explica-nos as transformações por que essa mesma língua passou, na sua evolução através do espaço e do tempo" (COUTINHO,1976,p.13)
Nem toda língua possui uma gramática histórica porque não tem passado, por exemplo: o esperanto e outras línguas artificiais. A língua portuguesa possui algumas gramáticas históricas, deixarei aqui quatro indicações :
A) Compêndio de gramática histórica, de José Joaquim Nunes.
B) A conhecidíssima Gramática histórica, de Ismael de Lima Coutinho.
C) Gramática histórica da língua portuguesa , do Mestre brasileiro Said Ali.
D) Sintaxe histórica portuguesa, do Epifânio Dias.
2) GRAMÁTICA DESCRITIVA: É uma disciplina científica que estuda e registra os fatos atuais da língua sem julgar se é certo ou errado , ela apenas descrever.
Aqui no Brasil, indico às gramáticas descritivas do Mário Perini e a do Ataliba de Castilho.
3) GRAMÁTICA NORMATIVA: estuda os fatos da língua e prescreve o certo e o errado, impondo as regras de bem escrever e de falar, estas regras são baseadas nas obras de grandes escritores.
É uma disciplina não científica, sua finalidade é pedagógica, ( BECHARA, 2009,p.52) didática por excelência, que tem por objetivo ensinar as normas que em determinada época , representam o ideal da expressão correta (ROCHA LIMA, 2000,p.7). É a estudada na escola e também a de maior prestígio social.
As principais gramáticas normativas atuais são :
A) Moderna gramática portuguesa, do Evanildo Bechara.
B) Gramática Normativa da língua portuguesa, de Rocha Lima.
C)Gramática do Português contemporâneo, Cunha e Cintra.
D) Novíssima gramática, de Domingos Paschoal Cegalla.
Creio que essas são quatro principais, porém há outras.
4) Além desses três tipos de gramáticas , há ainda a gramática interna dos falantes, gramática comparativa (que estuda duas ou mais línguas do mesmo tipo, mostrando as semelhanças e diferenças existente entre elas (SAID ALI,1964,p.15), gramática de usos (analisar os usos reais, como faz Maria Helena de Moura Neves na sua Gramática de usos do português), gramática gerativa (criada por Noam Chomsky ), gramática funcionalista (Halliday), etc. Há muitos tipos de gramáticas, todas com um propósito específico de estudar uma língua por diferentes ângulos, e enriquecer ainda mais o estudo dessa língua.
OBSERVARÃO : Qualquer erro de gramática (ortografia, pontuação, concordância, etc) ou de teoria, por favor, faça um comentário apontando e será corrigido. Como qualquer ser humano podermos errar. Ficarei grato com a ajuda que venha para melhorar.
Referências
ALI, M.Said.Gramática secundária e Gramática histórica da língua portuguesa. Brasília : UnB, 1964.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira & Lucerna, 2009.
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática histórica. 7.ed.Rio de Janeiro : Ao livro técnico, 1976.
LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 38.ed. Rio de Janeiro. José Olympio, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário