segunda-feira, 6 de julho de 2020

ÍDOLA existe ?


A forma ÍDOLA existe a muito tempo na língua portuguesa 

Alguns gramáticos, menos conhecedores do idioma, não aceitam a forma ídola. Eles argumentam que ídolo é a única existente na língua para se referi a ambos os sexos :

*Machado de Assis é meu ídolo.

*Clarice Lispector é meu ídolo

Para eles é imperdoável a seguinte frase:

Clarice Lispector é minha ídola.  


1)) A palavra ídola tem registro no dicionário de Moraes, um dos mais antigos da língua portuguesa. Além disso, é de largo uso nos tempos atuais em jornais, sites, blogs e na mídia em geral. A forma "ídala", de fato, é um coloquialismo e, por isso, deve ser evitado. Mas o caso de ídola é diferente. Sua formação esta dentro das regras da nossa morfologia. 

2)) José Maria da Costa, na sua coluna Gramatigalhas, indagado sobre o feminino de ídolo, assim respondeu : " Respondendo diretamente à indagação do leitor: ídolo é um sobrecomum, de modo que, sem variação de forma e sem distinção por artigo ou por acréscimo de determinativo acompanhante, diz respeito tanto a pessoas do sexo masculino como a pessoas do sexo feminino. Exs.: a) "Mílton Nascimento é o ídolo de muita gente" (correto); b) "Elis Regina é o ídolo de muita gente" (correto)." Com todo respeito ao autor do excepcional Manual de redação profissional, uma das coisas que tornou Costa conhecido foi sua pesquisa nos mais abalizados gramáticos normativos . Mas, nessa resposta, não há uma pesquisa profunda, por isso não deve ser levada em consideração. 


4)) Sérgio Rodrigues, na coluna Sobre palavras, demostra não conhecer a história da palavra ao escrever: "Em “ídala” a brincadeira fica ainda mais clara, pois a flexão de gênero, caso existisse na língua formal, seria ídola."

5)) Pasquale Cipro Neto registra que as palavras ídola e ídolo existem e que a última pode ser usada para ambos os sexos. 

6)) José Joaquim Nunes (1975) numa nota de rodapé, de sua gramática histórica, afirma: "o autor da EUFROSINA dá a diabo e ídolo os femininos DIABOA (do antigo masculino DIABOO) e ÍDOLA(...)".

7)) Assim a palavra ídola é  registrada em dicionários e gramáticas . É "Uma falsa afirmação que muitos sabichões vendem como verdade é a de que “ídolo” só se usa no masculino, e de que a palavra “ídola” não existe."(blog Dicionarioegramatica)


8)) Para acabar com o assunto basta dizer que o VOLP,  da ABL, registra a palavra. Assim também é registrada pela Academia das ciências de Lisboa, pelos dicionários HouaissPriberamCaldas Aulete, Cândido de Figueiredo. E o site Ciberdúvidas também reconhece a palavra ídola

9)) Para finalizar deixo aqui um link para este artigo fantástico sobre a palavra ídola no blog dicionarioegramaticaSim, existe “ídola”, feminino de “ídolo”.

1- OBSERVAÇÃO : Todos os dicionários Houaiss, Caldas Aulete, Priberam e o VOLP são virtuais. 

2-OBSERVAÇÃO : Qualquer erro de gramática (ortografia, pontuação, concordância, etc) ou de teoria, por favor, faça um comentário apontando e será corrigido. Como qualquer ser humano podermos errar. Ficarei grato com a ajuda que venha para melhorar.

Referências 

COSTA, José Maria da . Ídolo tem feminino?.  Acesso em 05 de julho de 2020. 

RODRIGUES, Sérgio. Gênia’ e ‘ídala’ são palavras aceitáveis?. Acessado em 05 de julho de 2020. 

NUNES, José Joaquim. Compêndio de gramática histórica portuguesa(fonética e morfologia ). 8.ed.Lisboa: Livraria clássica editora,1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE : PORQUÊ, PORQUE, POR QUÊ e POR QUE

Quem nunca teve dúvidas de quando usar um desses quatros porquês? Se tem um assunto espinhoso de língua portuguesa é este.  1) A...